Mantido

Manutenção Salarial
Ver “Autopatrocínio”.

Matriz de Controles
Documento onde são registrados os processos, etapas e atividades das unidades de negócio, assim como os controles existentes e sua eficiência e eficácia, para minimizar os riscos identificados nas respectivas matrizes de riscos. É elaborada pelos gestores das áreas.

Matriz de Riscos
Documento onde são registrados os riscos identificados e a avaliação de seus impactos e probabilidade de ocorrência, para os processos, etapas e atividades das unidades de negócio. É elaborada pelos gestores das áreas.

Meta Atuarial
Ver “Meta Mínima Atuarial”.

Meta Mínima Atuarial
Valor mínimo esperado para o retorno de investimentos dos recursos garantidores do Plano de Benefícios, geralmente fixado como sendo a taxa de juros adotada na avaliação atuarial conjugada com o Índice do Plano.

Método de Financiamento Atuarial
Metodologia adotada pelo atuário para estabelecer o nível de constituição das reservas necessárias à cobertura dos benefícios estruturados no regime financeiro de capitalização, em face das características biométricas, demográficas, econômicas e financeiras dos participantes.

Modalidade de Benefício Definido
Ver “Benefício Definido (BD)”.

Modalidade de Contribuição Definida
Ver “Contribuição Definida (CD)”.

Modalidade de Contribuição Variável
Ver “Plano de Contribuição Variável”.

Multifundo
Situação que caracteriza a gestão individualizada dos investimentos de mais de um Plano de Benefícios.

Multipatrocínio
Ver “Entidade Multipatrocinada”.

Multiplano
Ver “Entidade com Multiplano”.

Mutualismo
Princípio pelo qual os riscos inerentes ao Plano de Benefícios são avaliados em função da coletividade e não individualmente, gerando solidariedade entre os participantes.