Pressionado pela imposição dos novos desafios da economia e das questões atuariais, sobretudo o aumento da longevidade, a Fibra tem trabalhado “pesado” para manter a sustentabilidade do seu plano. Isso inclui, prioritariamente, a busca constan-te para manter atualizado o seu modelo de gestão. “Essa é a nossa fórmula de sucesso, que agora passa a contar com um aliado importante na visão do nosso negócio: o Programa de Educação Financeira e Previden-ciária”, diz Florício Medeiros da Costa, diretor de Seguridade.

Depois de ouvir a opinião dos Participantes (por meio da Pesquisa de Satisfação), e por estar ciente da necessidade de mantê-los informados e atualizados, a Fibra lança neste mês uma nova fase do Programa de Educação Financeira, que acredita ser mais um passo no sentido de estender este desafio também aos Participantes. “Quanto maior o conhecimento dos beneficiários sobre este tema, todos nós estaremos mais preparados para enfrentar e superar desafios futuros”, comenta Florício.

PÉ DE MEIA
Com esta nova fase, a Fibra criou também um nome para o programa: Pé de meia. É um termo popular simpático e vende bem o propósito da Fundação: pessoas realizadas financeiramente hoje e também no futuro.

A ideia é contribuir para o conhecimento do Participante sobre o assunto, de uma forma mais bem humorada.

É BOM POR QUÊ?
Tem um ditado que diz: quando as finanças não vão bem, até o casamento corre perigo. Se essa é uma “provação” do amor, difícil dizer, porém, é certo que quando a nossa vida finan-ceira está equilibrada é bem mais fácil enfrentar outros problemas. E não é uma questão de ter muito ou pouco dinheiro, mas sim, de saber administrar o quanto se tem, e se preparar ara o futuro, afinal, educação financeira não consiste apenas em economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. Vai muito além. É
a busca por uma segurança material necessária para que possamos viver bem. E se estamos bem informados e aprendemos a administrar nossa renda, tudo fica mais fácil.

APONTANDO CAMINHOS
A educação financeira tem por objetivo auxiliar as pessoas a lidarem com a sua renda, com a gestão do dinheiro, com gastos e empréstimos monetários, poupança e investimen-tos de curto e longo prazo. Mas não tem uma fórmula milagrosa, nem uma resposta única. Ela aponta caminhos e dá condições da pessoa fazer escolhas de forma mais consciente, conhecendo as implicações de sua decisão. Para saber mais, consulte o Programa de Educação Financeira e Previdenciária que estará disponível nos próximos dias na Área do Participante no site da Fibra.