A Fibra deu início ao processo para eleição dos representantes dos Participantes ativos e assistidos para fazerem parte do Conselho Deliberativo e Comitê de Investimentos. O mandato é de 3 (três) anos, com início em 1º de abril de 2024 e término em 31 de março de 2027.
Conheça o perfil dos Candidatos:
REPRESENTANTES DOS PARTICIPANTES ATIVOS
Conselho Deliberativo
Claudia Regina Dal Moro Borges
Recentemente, a nossa FIBRA entrou em uma nova fase: lançou e consolidou o Plano Família, estendendo-o para o HMCC e PTI, e deu um importante passo no processo de saldamento do Plano BD, dois grandes marcos para o alcance da missão, mas que exigirão ainda mais comprometimento.
Enquanto membro do Conselho Fiscal (2017-2020) e do Conselho Deliberativo (2021-2024), pude acompanhar essas conquistas e o trabalho árduo de uma equipe alinhada aos interesses dos participantes, patrocinadora e instituidoras.
E para mantermos essa qualidade, coloco novamente minha experiência profissional de Advogada (Unioeste 2011), Bacharel em Ciências Contábeis (Unicesumar 2016) e especialista em Gestão Pública (UFSC 2016), Conselheira por 6 anos, empregada de ITAIPU há 13 anos, bem como minha força feminina, minha determinação, honestidade e ética, à disposição para cuidar do futuro de todos e todas.
Sou de uma família de 5 membros em que 4 estão diretamente ligados à FIBRA (filha de assistido e irmã de ativo), por isso, compreendo que zelar por nosso patrimônio é uma missão importante e uma garantia para o futuro digno e tranquilo das nossas famílias. Conto com seu apoio. Obrigada!
Rodrigo de Mello Surdi
Meu nome é Rodrigo Surdi, sou engenheiro civil formado pela UFPR e administrador de empresas pela FAE. Cursei MBA executivo na Baldwin Wallace College – USA e MBA do Setor Elétrico na FGV. Antes de passar no concurso da Itaipu, trabalhei por 9 anos na FIBRA, o que me proporciona condições para defender os interesses dos participantes, face aos desafios ligados ao saldamento do plano BD.
Atualmente trabalho na Diretoria Financeira da Itaipu no Departamento de Gestão de Recursos – AFR.DF. Minha proposta para o Conselho Deliberativo é zelar para que a mudança no plano de aposentadoria continue permitindo que todos os trabalhadores da Entidade tenham uma aposentadoria financeiramente equilibrada, incluindo aqueles com os menores salários.
David Rodrigues Krug
Olá! Sou David Krug, engenheiro eletricista pela Federal de Itajubá, empregado de Itaipu há 23 anos, na DT e na DF. Sou marido da Fernanda Nodari e pai da Fiorella, também participantes da Fibra.
Aqui na Itaipu, eu já tive a oportunidade e a honra de exercer diversos cargos gerenciais, incluindo ser Conselheiro do PTI e Diretor Técnico Executivo. Tenho mais de 10 anos de experiência em gestão. Hoje, coordeno o comitê gestor da Atualização Tecnológica.
Vocês podem estar se perguntando o porquê dessa minha candidatura. E a resposta é a mais simples possível: estou no último terço da minha jornada na Itaipu e quero ajudar a cuidar do nosso maior e mais importante benefício: a nossa Fibra!
Quero colocar minha experiência e meu trânsito na empresa ao nosso serviço, representando-nos como empregados que somos no Conselho Deliberativo da Fibra.
Oportunidades, eu tive todas que um empregado pode almejar e creio que pude aproveitá-las! É hora de usar as habilidades que acumulei em benefício de todos nós. Por isso, peço que considerem votar e que votem em mim! Se conquistada, essa cadeira será nossa, não apenas minha...
Flaviano da Costa Masnik
Sou Administrador pós-graduado em Finanças e Qualidade e tenho MBA Executivo em Administração e Negócios do Setor Elétrico.
Tenho mais de 13 anos de experiência no setor financeiro. Também atuei no setor previdenciário no HSBC Vida e Previdência, conheço o modelo de contribuição definida, que será adotado pela Fibra após o saldamento.
Trabalho na Itaipu há 12 anos atuando em diferentes áreas das Diretorias Financeira e Administrativa. Atuei também no PTI como Diretor Administrativo Financeiro, onde viabilizamos com as equipes das Fundações, o Plano Família Itaipu aos colaboradores do PTI.
Tenho a oportunidade de ser Membro do Comitê de Investimento da FIBRA, por 6 anos, sendo eleito pelos colegas em 2017, fato que me orgulho e agradeço a confiança, participando de 100% das reuniões.
Comprometo-me em defender nossos direitos e interesses previdenciários com ética, zelo e transparência, utilizando minha experiência e conhecimento para continuar contribuindo com a FIBRA.
Segurança e independência financeira que almejamos em nossa aposentadoria, se reflete nas nossas escolhas presentes.
Conto com seu voto.
Ana Simone Dernis
Prezado e Prezada Colega,
Sou Ana Simone Dernis, empregada da IB-ME desde 2012, na Diretoria Administrativa RH. Apresento minha candidatura para participar do Conselho Deliberativo da FIBRA, para a sua apreciação.
No campo profissional, atuo há 23 anos na área da saúde ocupacional de empresas, sendo dez anos na IB onde participei de ações de qualidade de vida e, durante a pandemia do "Painel da Vida". Agora, componho a equipe da Divisão de Administração de Benefícios da empresa.
Neste período, atuei como professora na formação de técnicos e pós-graduandos em enfermagem; pratiquei voluntariado em instituições e estudei sobre gestão, processos e auditoria (especializações). Estou entusiasmada para lhe representar no Conselho. Com o compromisso da seriedade e competência contribuirei para que nossa fundação siga o seu propósito. Hoje o(a) convido(a) a participar da votação e se me considerar como sua candidata, ficarei honrada.
Antecipo meus agradecimentos.
Abraços. Ana Simone Dernis
Comitê de Investimentos
Cristian Hugo Brauhardt
Olá, peço seu apoio para essa candidatura.
Tenho como missão reconhecer e compreender os dados financeiros da nossa instituição previdenciária e colaborar no que for possível com alternativas que reduzam custos e melhorem o desempenho financeiro dos nossos investimentos.
Conto com seu voto.
Carlos Eduardo Jacoby
Prezados(as) colegas da Itaipu Binacional e da Fibra,
Me chamo Carlos Eduardo Jacoby, ingressei na Itaipu em 2010 como Administrador por meio de processo seletivo externo. Já trabalhei na Diretoria Financeira e, desde 2018, estou na Diretoria Administrativa. Sou bacharel em Administração e Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Empresarial e MBA em Controladoria e Finanças. Ao concorrer à uma vaga para o Comitê de Investimentos da FIBRA desejo contribuir com a gestão de nossa carteira previdenciária, com foco na rentabilidade e sustentabilidade do plano no longo prazo.
Considero a FIBRA um dos pilares de nossa vida laboral. Portanto, quanto melhor a gestão dos investimentos que a Fundação fizer, melhor será o retorno para todos os seus beneficiários.
Por isso, peço seu voto para uma que eu possa representar os interesses dos contribuintes ativos do plano junto à nossa Fundação de Previdência Complementar, e desde já agradeço pela confiança em mim depositada.
Ronaldo Tavares
Olá, meu nome é Ronaldo Tavares, candidato ao Comitê de Investimentos da nossa Fibra. Quero compartilhar minha trajetória, formação e habilidades como seu representante em potencial. Valorizo sugestões e feedbacks construtivos.
Minha formação acadêmica envolve as áreas de Gestão de Pessoas e Projetos, Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade; além da graduação em Administração. Ao longo de 9 anos, dediquei-me à ITAIPU, desempenhando funções administrativas em várias áreas da empresa e, cargos representativos nas fundações. Conto com seu voto para ser sua voz neste importante comitê. O cenário de investimentos apresenta desafios consideráveis, especialmente devido à perspectiva de redução na taxa básica de juros. Essa situação nos exige permanecermos alertas, buscando alternativas alinhadas as metas para os nossos investimentos.
Visando garantir a rentabilidade a longo prazo, é de extrema importância realizar análises minuciosas dos riscos associados a cada operação. Os últimos anos foram marcados por conquistas e desafios, e é com base na experiência do atual mandato que me coloco a sua disposição, para renovar minha contribuição nesta nobre missão.
Rafael Pasini
Prezados(as) colegas da ITAIPU
Olá, Sou Rafael Pasini candidato ao Comitê de Investimento da Fibra - representante dos ativos. Ingressei na ITAIPU em 2010 na Diretoria Financeira - Materiais – MTSE.DF. Em 2021 atuei no Conselho Fiscal da Fundação de Saúde Itaiguapy, e atualmente estou na Diretoria Administrativa – Comitê de Relações Trabalhistas - RT.AD. Minha formação é em Administração de Empresas pela Unioeste com Pós-graduação em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria, MBA em Engenharia de Produção Enxuta – Lean, e em andamento MBA em Regulação e Comercialização de Energia Elétrica.
Sendo eleito trabalharei no acompanhamento e avaliação de desempenho dos investimentos realizados de maneira a conservar o patrimônio aos participantes e beneficiários, e prestar assessoria a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo recomendando políticas e o balanceamento do portfólio de investimentos pautada na legislação vigente visando a sustentabilidade do plano.
Coloco meus conhecimentos sobre o mercado financeiro à disposição para representar os participantes ativos. Conto com a sua confiança para poder exercer a gestão no Comitê de Investimentos.
Diogo Antônio do Prado Benevidis
Prezado(a) colega,
Amanhã teremos o início das eleições que visam compor o Conselho Deliberativo e o Comitê de Investimentos da FIBRA e gostaria muito de poder representá-lo(a) neste último.
Tenho formação em Administração, pós-graduação em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Trabalhei na Dir. Técnica de 2007 a 2014 e, desde então, sou analista na Divisão de Operações Financeiras, local que me proporciona diariamente a união da teoria à prática com assuntos de finanças. Também faço gestão de carteira própria desde 2007 e para isso, procuro me manter atualizado e informado com assuntos pertinentes a economia, investimentos e previdência.
Este triênio será um dos mais importantes da história da Fundação, pois, ao que tudo indica, será durante este mandato que o ocorrerá o saldamento do plano BD, fato que exigirá ainda mais atenção e responsabilidade dos integrantes do Conselho e Comitê.
Caso me dê a confiança do voto e eu venha a ser eleito, farei o meu melhor para desempenhar as funções que me competem, como acompanhar, avaliar e sugerir investimentos, sempre buscando maximizar retornos e minimizar riscos visando a perpetuidade do plano.
Obrigado!
Rafael José Deitos
Prezados colegas, me chamo Rafael Deitos, e gostaria muito de representá-los no Comitê de Investimentos da Fibra.
Talvez não tenha conseguido passar em todas as áreas pessoalmente para me apresentar e falar da minha proposta, então gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar meu compromisso com cada um de vocês. Como membro do Comitê de Investimentos desempenharei a função de assessorar e orientar a diretoria executiva da Fibra, com profissionalismo, segurança, responsabilidade e ética, objetivando manter o bom desempenho dos investimentos e preservar os interesses de cada participante. Tenho 39 anos e estou há 13 anos em Itaipu, onde tive a oportunidade de conhecer e aplicar conhecimentos em gestão, finanças, orçamento, investimentos e governança, em especial na época em que atuei como diretor no PTI. Sou um entusiasta no tema de investimentos e juntamente com minha experiência pretendo ajudar e apoiar na definição e na boa execução da política de investimentos da Fibra, bem como contribuir com a transparência que todo participante espera e merece.
Conto com seu voto de confiança no dia 12.09.2023.
REPRESENTANTES DOS PARTICIPANTES ASSISTIDOS
Conselho Deliberativo
Luiz Covello Rossi
Meu compromisso é exclusivo com você!
Pelo princípio da prudência frente a fase final do processo de saldamento que o Plano Benefício Definido (BD) do qual participamos, o plano BD/ Contribuição Definida (CD) que será instituído para os atuais empregados e o Plano CD para os futuros admitidos, compreendi que seria importante tentar a reeleição para manter a continuidade do trabalho no Conselho Deliberativo
Com base nesse argumento da continuidade, entendo que isso é importante também para o Plano Família Itaipu se consolidar definitivamente, melhorando a governança e ampliando a população que tem interesse em se filiar.
Eleito, além do cumprimento das atribuições estabelecidas em Regulamento, manterei a costumeira interação com os (as) Assistidos(as) e Pensionistas, conforme venho adotando ao longo desses últimos três anos.
Há um desafio muito maior e precisarei, além do seu voto, que você me recomende a seus amigos e amigas.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E UM FORTE ABRAÇO, PEÇO O SEU VOTO!
Sadi Eugênio de Souza Junior
Colegas, aproveito a oportunidade e me apresento como candidato do Conselho.
Atuei na Fibra desde 1988, como Analista de Sistemas e, a partir de 1998, como o gestor da atual gerência do Plano de Benefícios, respondendo pelo Cadastro, Arrecadação, Institutos, bem como das concessões dos benefícios e a elaboração da Folha de Pagamento dos Assistidos, também fui o responsável pela gestão Atuarial do Plano (monitorar e propor alteração das hipóteses atuariais) e de melhorias nos normativos do Plano de Benefícios.
Tem dois pontos principais que me motivaram:
1- Saldamento: atuei desde os primeiros estudos até a elaboração da proposta (e Regulamentos), que hoje está próxima da aprovação, e que ainda precisará de atuação forte da alta gestão para implantação.
2- Plano Família Itaipu: atuei como gestor na implantação do Plano Família (normas e operação).
E por acreditar que CONFIANÇA sempre foi o produto da Fibra, o Saldamento trará maior estabilidade para o futuro, respeitando aqueles que fizeram a Itaipu e a Fibra o que são. E com o Plano Família, levar aos nossos próximos (e da Itaipu) a oportunidade de um futuro com mais possibilidades.
Agradeço e me coloco a disposição.
Marcio da Rocha Fortes
Contador e Pós-graduação em Administração Financeira, experiência em Contabilidade, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Finanças, Orçamento, Planejamento, Tributária, Previdenciária, Gestão de Negócios e Administração.
Na ITAIPU BINACIONAL – Diretoria Financeira – Departamento de Contabilidade e Custo, Departamento de Gestão de Recursos, Contador Pleno desde abril/1977. Fui procurador, subgerente, gerente e analista de contratos.
Atuei em FURNAS, ELETROBRAS, PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública/MJ, Cia. Têxtil F. Guimarães e Montreal Engenharia.
Na Sapi – Associação dos Aposentados Participantes da Fundação Itaipu-BR, exerço cargos desde agosto de 1995.
Como candidato ao Conselho Deliberativo tenho por objeto defender os interesses dos participantes ativos e assistidos, colaborando de forma eficiente na administração da Fundação e zelando pelo seu patrimônio e investimentos de conformidade com a legislação vigente e orientações da patrocinadora e do Plano Saldamento.
Comitê de Investimentos
Marco César Castella
É com satisfação do dever cumprido nos mandatos anteriores (abr/2018 até a presente data) e como participante fundador, que me re-apresento como candidato ao Comitê de Investimentos da FIBRA. Trabalhei por 33 anos nas áreas de manutenção e obras, da Diretoria Técnica, e no diligenciamento de materias/equipamentos para ITAIPU.
Engenheiro Eletricista, mestrado em Engenharia de Produção e especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. Possuo, também, a Certificação CPA-20, desenvolvida pela ANBIMA, necessária ao cumprimento das funções no Comite de Investimentos.
Os desafios da FIBRA no alcance da rentabilidade atuarial mínima em suas aplicações e na fiscalização da necessária alocação de recursos em ativos, cumprindo as normas reguladoras definidas pela PREVIC e FIBRA, são essenciais para o alcance do plano de benefício.
Neste novo ciclo teremos o Plano de Saldamento a ser observado e o desafio para a diversificação dos ativos, preservando os interesses dos participantes. Neste ponto, o profissionalismo, a dedicação, a energia, a ética e a transparência deverão ser de tal forma que prevaleça sempre a integridade da Fundação.
Augusto Janiszewski
Economista pela UFPR, Contador pela FCCAPPlácido e Silva, Especialização em Administração Financeira pela USP e Pós-Graduação MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC.
Fui funcionário da nossa Fundação, exerci as funções de Assistente da Diretoria (06/91 a 05/97) e Gerente do Núcleo de Aplicações e Investimentos (06/97 a 01/2009). Neste período promovemos muitas melhorias na gestão dos investimentos, tais como: implantação da ISO 9000, regulamentação dos processos de análise para aquisição de ativos financeiros e acompanhamento mensal das carteiras e implantação do Comitê de Investimentos, como órgão consultivo responsável pelo assessoramento da Diretoria Executiva, em matéria relacionada aos investimentos, sendo suas recomendações emitidas em caráter opinativo e orientativo.
Já aposentado (2009/17) fui sócio de uma distribuidora de ativos financeiros de gestores independentes para investidores institucionais na região sul (PR, SC e RS).
Como proposta, se eleito, pretendo acompanhar a movimentação da carteira de investimentos e contribuir com sugestões construtivas no que for possível.
Ficarei grato ao contar com o seu voto.
Hugo Antônio Mazochi
Prezados colegas participantes da FIBRA.
Considero fundamental como participante do Comitê de Investimento, atentar aos tópicos que abaixo descrevo, a fim de elevar ao máximo, as medidas essenciais para o cumprimento das metas propostas.
1) Acompanhamento contínuo e atualizado do mercado financeiro em sua magnitude.
2) Conhecimento da estrutura econômica e sua dinâmica na esfera da macroeconomia.
3) Segurança extrema, justa e cabível aos investimentos dos bens financeiros a que se propõe nossa Fundação.
4) Retorno dos investimentos capazes de amparar o presente e o futuro dos Assistidos.
5) Diálogos constantes com todos os colegas, buscando sempre, a melhor forma possível de servir, conjuntamente, ao nosso patrimônio, tornando-o cada vez mais sustentável na amplitude das nossas necessidades.
Assim, entendo ser a essência para uma gestão exitosa.
O Regulamento Eleitoral aprovado pelo Conselho Deliberativo e o Edital de Candidatura e Eleição estão disponíveis nos links abaixo.
Segue os principais eventos do calendário eleitoral:
A plataforma de votação será 100% eletrônica para todos os Participantes, tanto para os ativos como para os assistidos.
Clique no link abaixo para visualizar:
Regulamento Eleitoral
Estatuto da Fibra
Edital de Candidatura e Eleição
Eventuais questionamentos poderão ser dirigidos à Comissão Eleitoral pelo 0800 041 4404 ou pelo endereço eletrônico fibra@fundacaoitaipu.com.br.
Comissão Eleitoral