Considerando o grande número de jovens que vêm ingressando na Itaipu, as mudanças no sistema previdenciário brasileiro, e o novo perfil da previdência que está surgindo, direciona-mos esta edição para tratar desse tema.
A ideia é levar informação sobre a importância da previdência na vida das pessoas, e sobre a Fibra, é claro! Nesse sentido, conto com o parecer positivo dos entrevistados da coluna Onde anda você, que ao longo dos anos têm teste-munhado a importância da contribuição previdenciária em suas vidas hoje. E como a maioria deles, a Fibra também é o meu maior patrimônio, comecei a contribuir na juventude e não tenho um plano B.
E quem não quer se aposentar e levar uma vida tranquila? Mas para se tornar um aposentado independente financeiramente é preciso planejar o futuro desde cedo.
O problema é que o brasileiro não recebe instrução sobre esse tema na escola, e deixa para pensar nisso com 50, 60 anos. Pode ser tarde. Pesquisa do Banco Mundial deste ano mostrou que apenas 4 em cada 100 brasileiros se preocupam em ter uma reserva para o futuro. O número é alarmante, espe-cialmente porque a longevidade está aumentando e a capacidade do governo de manter os benefícios da Previdência Social, diminuindo. Esse efeito já começa a ser sentido, mas afetará de forma mais profunda os futuros aposentados.
Precisamos chamar a atenção dos jovens para essa questão. Essa é uma realidade para todos, sem exceção. O objetivo da Fibra é participar e contribuir para esse esclarecimento.
Sílvio Rangel
Diretor-superintendente