Lançado no início de setembro, o Pé de Meia, Programa de Educação Financeira e Previdenciária, traz uma séria de matérias e dicas importantes. O programa é acessado por meio do site da Fundação, mas mensalmente traremos também para este espaço um dos temas mais procurados via internet.
Independência Financeira tem uma definição relativa. Para alguns, é não depender de ninguém quando o assunto é dinheiro, outros acreditam que é não ter que trabalhar. Pode ser também que algumas pessoas nunca se sintam completamente independentes financeiramente. Essa percepção é bem individual, porém, é possível definir independência financeira como sendo o próximo passo que você vai dar. Segundo artigo publicado no The Simple Dollar, para alcançar tal estágio é necessário enfrentar quatro etapas:
LIBERDADE DO CICLO SALARIAL
A primeira etapa é se ver livre do ciclo salarial, ou seja, ter uma reserva que lhe permita sobreviver por algum tempo mesmo que fique sem renda. Esse período pode ser um, dois, três meses, ou até mesmo um ano. Uma pequena poupança é o suficiente para este estágio. O importante é que a pessoa consiga manter seu padrão de vida. Por mais que isso pareça simples, a maioria das pessoas não consegue alcançar esse nível de independência, ficando sujeitas ao salário para manter seus padrões. Uma consideração aos mais jovens: se você ainda precisa da ajuda de seus pais para pagar suas despesas, está distante de alcançar esse tipo de independência.
LIVRE DE DÍVIDAS
Um dos fatores que mais prejudica as finanças dos brasileiros é a quantidade de dívidas contraídas. Cartão de crédito, empréstimos ou financiamento: não importa, todos são passivos. A dica é se livrar das grandes dívidas, assim a pessoa tira todos os riscos de ter seu patrimônio executado. Com o tempo, é possível formar uma poupança que lhe permita comprar bens à vista. Mas para chegar nesse estágio é preciso planejamento, nunca deixar suas dívidas saírem do controle ou alcançarem níveis que superem a entrada de recursos.
INÍCIO DA LIBERTAÇÃO
Nesta etapa você pode perder uma de suas principais formas de entrada de dinheiro e mesmo assim viver bem. Você ou seu cônjuge pode parar de trabalhar e focar em outro projeto de maior inte-resse. Só não é possível parar de ganhar dinheiro completamente para não haver regressão. Você ainda precisa pensar em dinheiro (agora com menos preocupação) e investir um pouco mais para se tornar imune à inflação, e manter os gastos dentro da renda.
LIBERDADE DO TRABALHO
O último estágio é escolher se quer continuar trabalhando ou não. Isso significa que o que você recebe de investimento, como dividendos e rendimentos, supera suas despesas e lhe permite investir um pouco mais, para que esteja 100% seguro da inflação. Mas já pode gastar como achar melhor, desde que não perca renda com coisas tolas. Neste estágio o importante é continuar investindo, assim, parte do seu dinheiro é usado para custear sua vida, e parte para incrementar seus investimentos.
Alerta:
Gastos desnecessários são os grandes vilões de todos que querem alcançar a independência financeira. O segredo é balancear seus gastos e sua renda a cada
momento e entender que cada passo não será dado sem controle, sacrifício e tempo. Boa sorte.
Fonte: Pé de Meia, Engrenagem Virtual