De acordo com a Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp), “chegar ao nome de Silvio Rangel como homenageado foi tarefa que
ele próprio facilitou, ao assumir o protagonismo de um dos momentos em que a entidade se deparou com uma das tarefas mais complexas já enfrentadas e de fundamental necessidade para se evitar distorções na gestão dos fundos de pensão: mudar e fazer prevalecer novas regras de precificação de ativos e passivos
e de solvência. Rangel aceitou desafio e foi o dirigente que, por sua sólida formação técnica e capacidade de liderar, coordenou a Comissão Ad Hoc de Precificação de Ativos e Passivos e de Solvência da Abrapp, de onde saiu a proposta que resultou em normativos que aproximaram os números da previdência complementar da realidade dos diferentes mercados, permitindo com isso tratar adequa-damente déficits ou superávits, seguindo prazos compatíveis com os perfis dos planos.”

PREMIAÇÃO
Ao receber o Prêmio
Rangel deu a seguinte declaração:

“Tenho dois pontos a considerar, a honra e a responsabilidade de ser homenageado. Sinto-me honrado por receber o prêmio de uma entidade que realiza um trabalho de grande qualidade técnica. E como tenho quase 20 anos como dirigente de fundos de pensão, próximo da minha aposentadoria, receber este prêmio nesta fase da vida representa a coroação do meu trabalho na área de previdência complementar. Já a responsa-bilidade é pela representação que tem o trabalho que desenvolvemos. Ao receber o prêmio, a imagem do sistema vem junto com a responsabilidade de representar adequadamente os demais dirigentes. O prêmio não é dirigido somente mim, mas a qualidade técnica de muitos dirigentes que também se esforçam para fazer um bom trabalho à frente de suas entidades.”

Sobre o que esta experiência lhe trouxe de bom, Rangel respondeu:
“Ao longo da carreira as pessoas de perfil técnico se questionam sobre seu desenvolvimento profissional. Passei por essa experiência, por ter um perfil mais técnico, focado no estudo, no aperfeiçoamento profissional, receber este prêmio foi muito importante para mim, pois é uma confirmação das escolhas que fiz, tanto na parte técnica como ética. Agradeço à Abrapp ao me conferir tal honraria. E como já havia dito, faço questão de compartilhar o prêmio com os Participantes, colaboradores, diretores e conselheiros da Fibra, e com os diretores de Itaipu. Também quero agradecer à minha esposa, Márcia. Nós crescemos juntos, passamos por muitas dificuldades juntos, lutamos juntos e construímos uma família juntos.

CURRÍCULO
Silvio Rangel tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Processamento de Dados pela UFPR, professor de cursos de pós-graduação na PUC/PR e EMATRA-IX, além de autor da obra “Previdência Social na Sociedade de Risco: o Desafio da Solidariedade com Sustentabilidade”, coautor da obra “Previdência Complementar: Estudos em homenagem aos 15 anos da Legislação Federal” e de vários artigos. É diretor-superintendente da Fundação Itaipu, e membro do Conselho Deliberativo e da Comissão Técnica Nacional de Investimentos da Abrapp.