Para estar alinhada às melhores práticas de governança corporativa, a Fibra trabalha no aperfeiçoamento contínuo de seu sistema de gestão. O objetivo é manter e garantir transparência e respeito dos participantes e assistidos. Isso envolve prestação de contas e responsabilidade sobre os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais.
Também norteiam sua atuação, o respeito à legislação e normas, ao Estatuto e todos os dispositivos de caráter interno aprovados pelos Conselhos Deliberativos e Fiscal, Comitê de Investimentos e Diretoria Executiva.
Princípios
Transparência
A Fibra divulga, de forma clara e objetiva, todas as informações através do Relatório Anual de Informações (RAI), uma prestação de contas detalhada aos participantes. O documento inclui aspectos legais e fatos relevantes, bem como temas importantes de gestão, responsabilidade social, política de recursos humanos e outros.
Além disso, a Fibra possui um Código de Ética, utiliza ferramentas de Gestão de Riscos e de Gestão da Qualidade, e mantém um canal formal de comunicação com seus funcionários, de forma a disseminar todas as práticas necessárias à sua gestão.
Equidade
As relações da Fibra, interna ou externa, são permeadas pelos ideais de integridade, honestidade e transparência, orientados pelo reconhecimento dos direitos de cada um, cabendo aos empregados, bem como conselheiros, dirigentes e prestadores de serviços, praticá-las.
Desse modo a Fundação conquistou, ao longo dos anos, a equidade entre funcionários, áreas de trabalho, com participantes, assistidos e beneficiários. Da mesma forma, mantém essa relação com a patrocinadora, órgãos reguladores e fiscalizadores, fornecedores e prestadores de serviços, com outros fundos de pensão e sociedade em geral.
Responsabilidade corporativa
A Fibra tem o compromisso de garantir a sustentabilidade e perenidade do Plano de Previdência, proporcionando segurança aos participantes, assistidos e à Patrocinadora, através de uma política de investimentos e de gestão eficaz. Suas decisões são embasadas em padrões elevados de Governança, com atuação efetiva de seu Colegiado.
Para proporcionar confiança nos modelos adotados, utiliza-se de gestão de riscos, indicadores de resultados e monitoramento constante de seus investimentos.
Segregação de funções
É essencial para a efetividade dos controles internos. Ela reduz tanto o risco de falha humana quanto o risco de ações indesejadas. Contabilidade e conciliação, informação e autorização, custódia e inventário, contratação e pagamento, administração de recursos próprios e de terceiros, gestão de riscos e auditoria devem estar segregadas entre os funcionários.
Partes interessadas
São partes interessadas no sucesso das atividades da Fundação Itaipu e os aspectos relacionados ao seu interesse na instituição:
Patrocinadores
- Preocupação com a segurança e qualidade de vida dos colaboradores da Fundação
- Engajamento dos colaboradores com o direcionamento estratégico da Fibra
- Administração dos recursos com a garantia de preservação dos valores do negócio
Participantes
- Garantia dos benefícios previdenciários
- Contribuição para o desenvolvimento pessoal e bem-estar individual e familiar
- Melhoria do relacionamento com a organização
- Facilidade de acesso às informações
- Custo competitivo
Colaboradores
- Estabilidade
- Remuneração
- Segurança
- Desenvolvimento
Prestadores de serviços
- Otimização e racionalização dos processos mapeados
- Eficiência
- Pontualidade
- Transparência
Órgãos públicos, entidades classistas do sistema, instituições financeiras, sindicatos e fundos de pensão congêneres
- Cumprimento das normativas do segmento
- Tributos
- Desenvolvimento sustentável
- Respeito às leis e regulamentos
- Fomento à economia