Ao analisar os quatro nomes mais vo-tados entre as associadas, a diretoria da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp), apontou Sílvio Rangel como ganhador do 21º Prêmio Nacional de Seguridade Social. Rangel é Diretor-superintendente da Fibra e Coordenador da extinta Comissão Ad Hoc de Precificação de Ativos e Passivos e de Solvência da Abrapp, de onde saiu a proposta que, discutida em diferentes instâncias profissionais e do governo, resultou em normativos que aproximaram os números da previdência complementar da realidade dos diferentes mercados, permitindo com isso tratar adequadamente déficits ou superávits, seguindo prazos compatíveis com os perfis dos planos.


A cerimônia de entrega do prêmio será durante o maior e mais importante evento do sistema, o 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que acontece de 12 a 14 de setembro, em Florianópolis/SC.

LIDERANÇA
De acordo com a direção da Abrapp, a escolha de um dirigente que fosse reconhe-cido como uma personalidade inspiradora e, por todos os motivos, exemplar, não foi uma tarefa fácil, uma vez que outros candidatos se encaixavam nesse perfil e seriam merecedores do título. No entanto, facilitou a missão o fato de, nos últimos dois anos, Rangel ter surgido como um dirigente que, por sua sólida formação técnica e capacidade de liderar, assumiu a coordenação do esforço das instituições associadas para elaborar a proposta das novas normas dos fundos de pensão brasileiros, e mostrou-se um dos maiores responsáveis pelo êxito alcançado. Nessa época o sistema se deparou com um dos desafios mais complexos que já enfren-tou: o de mudar e fazer prevalecer novas regras de precificação e solvência. Diante dessa necessidade, e na certeza do êxito, Rangel colocou-se à frente dos estudos, se envolveu nas negociações, expôs a proposta das novas normas em diversos eventos, e elas foram aceitas e editadas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar.

INTERAÇÃO
A escolha de Rangel foi, por certo, um ato justo, pois ele conduziu, dialogou, interagiu e revelou grande capacidade de trabalho e dedicação impar, mostrando-se merecedor da homenagem.


Silvio Rangel, que declarou estar profundamente agradecido pelas premiações, faz questão de compartilhar os títulos com os participantes, colaboradores, diretores e conselheiros da Fibra, e também com os diretores de Itaipu. “O trabalho que desenvolvo no âmbito associativo da Abrapp é fruto da experiência desenvolvida ao longo dos anos de gestão na Fibra, e cada um de vocês tem uma parte relevante nessa experiência, cujo apoio e confiança são fundamentais”, concluiu.

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão