Inicialmente quero agradecer a presença dos Participantes da Fibra nas apresentações deste mês. Foram mais de 700 pessoas em Foz do Iguaçu e Curitiba. Atribuo esse número expressivo ao interesse das pessoas em conhecer o projeto do novo plano, e ao apoio da Itaipu ao liberar e incentivar os empregados para participarem.
As apresentações trataram de aspectos gerais e conceituais sobre como ficará o plano atual, como será o plano novo e como será a transição. E pelo retorno que obtive, as pessoas entenderam o recado.
Nossa intenção foi mostrar aos Participantes que estamos trabalhando com responsabilidade nesse projeto, e que ele está sintonizado com a necessidade de segurança e sustentabilidade de um plano previdenciário.
O plano BD está em vigência desde a fundação da Fibra, é o único ainda aberto no setor elétrico brasileiro, mas por apresentar crescimento de seu passivo atuarial acima do previsto, com indicações de elevação dos custos e riscos para sua sustentabilidade, fomos impulsionados a buscar alternativas.
Não é fácil ser o porta-voz de um tema como este, porém, tanto eu como a equipe da Fibra estamos tranquilos e seguros em relação ao projeto que está sendo desenvolvido. Eu estou na mesma condição de Participante de todos vocês, tenho 34 anos de experiência profissional, 29 anos de Itaipu e 19 anos como diretor da Fibra. Cuido da aposentadoria de vocês com o mesmo empenho com que cuido da minha, pois logo serei um assistido e também quero poder contar boas histórias, como as que vejo na coluna Onde anda você.
Sílvio Rangel
Diretor-superintendente