A estação ainda é de outono, mas o frio já é de inverno, embora ele esteja marcado para começar no dia 20 de junho. Mas independente da estação, importa que o frio está aí e vai ficar por um bom tempo, e com ele também fica aberta a temporada de espirros, tosses alérgicas, gripes, resfriados e pele seca. Vamos ver alguns conselhos para superar essa temporada de maneira saudável.

Para minimizar estes problemas, listamos algumas dicas importantes de cuidados com o seu corpo. Confira e proteja-se!

1) Renove o ar de casa. Temos a tendência a deixar portas e janelas fechadas quando está muito frio, mas esta tentativa de manter o ambiente aquecido faz com que aumentem as chances de adquirirmos doenças alérgicas. Reforce o agasalho, mas deixe o ar circular regularmente em sua casa ou escritório.

2) Evite as alterações de temperatura. As variações intensas de temperatura, que acontecem quando você encontra muito frio depois de sair de casa ou do seu ambiente de trabalho aquecido, por exemplo, causam vários problemas de saúde e são responsáveis por grande parte das gripes e resfriados. Para diminuir esses riscos é importante ter sempre à mão um agasalho para reforçar o calor quando precisar enfrentar o frio.

3) Higienize suas roupas e cobertas. As estações no Brasil são bem distintas umas das outras e por um bom tempo as cobertas e casacos mais grossos ficam guardados. Para evitar problemas respiratórios e de pele, antes de usar, imunize essas cobertas e peças de roupa lavando-as e deixando que sequem ao sol.

4) Vacine-se. Uma forma de prevenir gripes e resfriados é a vacinação, principalmente para crianças e idosos. Apesar de ser considerada como uma “doença comum”, em pessoas com mais de 60 anos, por exemplo, a gripe pode progredir para um problema mais sério, como bronquites e pneumonias, que são responsáveis por um número muito alto de mortes nesta população.

5) Alimente-se bem. Com a chegada do frio as comidas gordurosas se tornam bem mais atrativas que no verão. No entanto, é preciso ficar atento e procurar manter a alimentação saudável. É possível incrementar com chá, café, chocolate quente e outros alimentos para ajudar a se esquentar, mas evite o excesso.

6) Evite banhos quentes. Outra boa forma de ajudar a aquecer o corpo é tomar um banho quente. Entretanto, a alta temperatura da água pode provocar ressecamento da pele. Escolha horários em que a temperatura esteja mais amena e você possa optar pela regulagem do chuveiro no morno. E para cuidar da pele, use cremes hidratantes, principalmente nas partes do corpo que ficam expostas ao vento, e produtos para os lábios.

Fonte: Doutissima.com.br