A Fibra lançou no último dia 13 de junho uma cartilha com distribuição eletrônica para informar as razões do aumento nas alíquotas de contribuição dos participantes ativos vertida ao seu Plano de Benefícios.
Quem esteve nas palestras do Relatório Anual de Informações, já estava sabendo da necessidade de revisão das alíquotas de contribuição, que foi ocasionada principalmente pela alteração da expectativa de vida (impacto de R$52,3 milhões em dez/13) e do ganho real concedido no último Acordo Coletivo de Trabalho (impacto de R$40,3 milhões em dez/2013, isto sem considerar ainda o ganho real previsto para novembro de 2014).
O Plano de Custeio para 2014, que define os níveis de contribuição dos participantes ativos, assistidos e Patrocinador para manter o equilíbrio do Plano de Benefícios no futuro, foi analisado e aprovado pelo Conselho Deliberativo.
Como resultado, as alíquotas de contribuição terão reajuste de 4,8%, a serem aplicados já neste mês de junho. Este reajuste reflete apenas a elevação do custo de formação de reservas dos próprios participantes ativos, isto é, tem como objetivo manter o equilíbrio entre o previsto para o pagamento futuro de benefícios dos ativos (despesas futuras) e as contribuições efetuadas por estes e pelo Patrocinador (receitas futuras), não para cobertura do déficit atual.
Clique aqui e acesse a cartilha.