“Cada homem é um ponto singularíssimo, sempre importante e peculiar, no qual os fenômenos do mundo se cruzam daquela forma uma só vez e nunca mais.”
Demian – Hermann Hesse
O escritor alemão, que viveu no século 19, observou a unicidade que cada ser humano possui e também o modo particular com que cada um absorve e reage ao que está diante de si. Podemos aplicar as teorias de Hesse na crise político-econômica que atinge o Brasil, observando que ela exerce um tipo de influência diferente em cada um de nós. Por outro lado, as soluções para um cenário desafiador podem vir da discussão de percepções coletivas.
Neste sentido, o debate e conhecimento sobre educação ‑ financeira e previdenciária tornam-se muito oportunos não só em tempos de crise econômica, mas para a vida toda. Com a educação‑ financeira, o indivíduo torna-se mais exigente e planeja antes de comprar; se preocupa com o futuro e entende a importância de poupar de alguma maneira. Essas questões fazem parte da essência da Fibra. Através dos nossos canais de comunicação e relacionamento, procuramos enfatizar, alertar e educar os indivíduos e famílias participantes do nosso Plano sobre a necessidade de aprender a consumir conscientemente e poupar de forma inteligente, visando à segurança e tranquilidade ao longo dos anos.
Como parte desta visão, o nosso Programa de Educação Financeira, disponível no site da Fibra, tem o propósito de oferecer ferramentas - por meio de matérias, vídeos, planilhas e outros - para levar segurança e possibilitar um planejamento consciente dos recursos ‑ financeiros para o Participante e seus familiares.
É preciso deixar a ideia de que previdência é um problema dos outros (governo), mas sim, de cada um de nós, com uma mudança de postura que começa hoje, e com o arregaçar das mangas rumo a um futuro próspero. Procure sempre ler as informações produzidas pela Fibra por meio das matérias deste jornal, do Relatório Anual de Informações e principalmente das palestras. Acesse e acompanhe também o nosso portal de Educação Financeira, disponível a partir do nosso site.
Cidadãos bem educados previdenciária e financeiramente são pessoas que vivem mais felizes e com qualidade de vida.