A Diretoria da Abrapp, analisando entre 4 nomes mais votados entre as  associadas, apontou o dirigente ganhador do 21º Prêmio Nacional de Seguridade Social. É Sílvio Rangel Silveira, Diretor-Superintendente da  Fundação Itaipu - BR de Previdência e Assistência Social - FIBRA e Coordenador da extinta Comissão Ad Hoc de Precificação de Ativos e Passivos e de Solvência da Abrapp, de onde saiu a proposta que negociada com as autoridades resultou em normativos que aproximaram os nossos números da realidade dos diferentes mercados, permitindo com isso tratar adequadamente déficits ou superávits,  segundo prazos compatíveis com os perfis dos planos.

Desde o início, sabia-se que não seria tarefa fácil escolher um dirigente que fosse indubitavelmente reconhecido como uma personalidade inspiradora e, por todos os motivos, exemplar, tantos são os candidatos. Afinal,  muitos se encaixam nesse perfil e vários deles seriam merecedores.

No entanto, facilitou a missão o fato de, nos últimos dois anos, quando o Sistema se deparou com um dos desafios mais complexos que já enfrentou, o de mudar e fazer prevalecer novas regras de precificação de ativos e passivos e de solvência, ter surgido um dirigente que, por sua sólida formação técnica e capacidade de liderar, assumiu a coordenação de nossos esforços e mostrou-se um dos maiores responsáveis pelo êxito afinal alcançado.

Sílvio Rangel Silveira colocou-se à frente dos estudos que resultaram nas novas regras de precificação de ativos e passivos e de solvência, se envolvendo nas negociações e sendo expositor em diversos eventos antes e depois de conhecidas as novas normas. A escolha de seu nome foi, por certo, um ato da mais perfeita justiça. Silvio conduziu, dialogou, interagiu, revelou uma tal capacidade de trabalho e dedicação impar, que se mostrou sem dúvida merecedor dessa justa homenagem.

O ato de premiação vai acontecer no maior e mais importante palco de nosso sistema, o nosso próximo Congresso anual.

O 21º Prêmio Nacional de Seguridade Social será entregue no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que se estenderá por 3 dias, de 12 a 14 de setembro, em Florianópolis.

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão