Os mais de 22,8 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que irão receber a primeira parcela do 13º salário a partir da próxima terça-feira já podem ver na internet o valor que será pago. É preciso entrar no site da Previdência (www.previdencia.gov.br) e acessar o extrato mensal, que terá o valor do benefício referente ao mês de agosto e 50% do valor do abono.
Para ver o extrato previdenciário mensal, é preciso ter em mãos o número do benefício e o número do CPF. Quem se aposentou neste ano ou recebe auxílio não tem abono integral. O desconto de Imposto de Renda (para quem ganha mais do que R$ 1.434,59 por mês) sobre o abono será efetuado somente na segunda parcela, que será paga entre o final de novembro e o início de dezembro. Mas haverá desconto de IR sobre o benefício de agosto para quem não é isento. Aposentados com mais de 65 anos têm isenção maior de imposto. Na terça-feira, será depositado o pagamento dos beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de pagamento com final 1, desconsiderando-se o dígito. O pagamento antecipado do abono é resultado de um acordo entre governo e entidades de aposentados e vale até 2010. A primeira parcela do abono representa uma injeção extra na economia de R$ 7, 982 bilhões nos meses de agosto e setembro.

Valor do abono para o auxílio-doença - O segurado que recebe auxílio-doença do INSS ou se aposentou neste ano não tem direito ao valor integral do 13º salário. A primeira parcela do abono de Natal (50% do valor), para quem recebe o auxílio-doença, será paga proporcionalmente aos meses de recebimento do benefício neste ano. Quem recebe aposentadoria ou pensão concedida a partir de janeiro de 2009 até o início deste mês também vai receber um valor proporcional na primeira parcela do 13º. Apenas quem se aposentou nos primeiros dias de agosto vai receber a primeira parcela do abono. Os demais irão receber o valor somente no segundo pagamento.

Fonte: Jornal Agora S. Paulo