O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS divulgou a relação de 1.841 aposentados e pensionistas que não foram localizados pelos servidores do órgão no Censo Previdenciário. Esses beneficiários realizaram o Censo por meio de procurador ou representante legal. Mesmo com a atualização dos dados pelo procurador, o INSS precisa localizar e comprovar que o titular está vivo. Os convocados podem conferir a lista na página da Previdência Social e, depois, escolher o Estado em que o benefício é mantido.
Os beneficiários relacionados têm prazo de 30 dias para comparecer à Agência da Previdência Social em que mantém seu benefício, pessoalmente, ou por meio de representante legal/procurador, a fim de fornecer novo endereço para que o pesquisador realize uma nova visita. Caso as informações sejam prestadas pelo procurador do titular, os servidores irão ao novo endereço indicado para nova pesquisa. Somente depois que o funcionário do INSS conseguir localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade. Os aposentados e pensionistas (ou seu representante legal) devem levar o CPF, documento de identidade com fotografia e o endereço correto da residência do titular do benefício. Depois desse prazo, eles têm ainda 90 dias para atualizar as informações. Se ao final desses 120 dias persistir a falta de informação, o benefício será suspenso.
Fonte: Agência Folha