Em atendimento ao item 8.2.2 da Norma de Empréstimo Pessoal, anualmente a FIBRA solicita ao atuário externo a reavaliação do risco da carteira de empréstimos, para fins de definição da alíquota de seguro a ser utilizada.
Neste ano, a avaliação do consultor atuarial, que considera para o seu cálculo a evolução do saldo devedor dos empréstimos por faixa etária, recomendou a alíquota de 0,0627% ao mês sobre o saldo devedor, em substituição à alíquota anterior.
A nova alíquota será aplicada a partir de 1º de setembro de 2008 e provocará um aumento de R$ 0,15 por mês para cada R$ 10.000,00 de saldo devedor. Este ajuste é necessário para manter o equilíbrio da conta do seguro.
Esta alíquota valerá para o período 2008-2009 para todos os participantes, independente da faixa etária, sendo que o próximo estudo está previsto para ser realizado em julho de 2009. No entanto, é importante saber que a Norma de Empréstimo também prevê uma reavaliação a qualquer momento, dependendo do comportamento dos saldos devedores por grupo de idade, sendo que este acompanhamento é realizado.