O diretor superintendente da Fibra, Silvio Rangel, lançou o livro ‘Previdência Social na Sociedade de Risco: o desafio da solidariedade com sustentabilidade “. O evento aconteceu durante o 31º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado em Olinda, PE.
Essa é sua primeira incursão no campo do Direito. Nela, Rangel se afasta do debate diário relacionado a temas como investimentos, governança, atuária, para adotar uma abordagem crítica e reflexiva ao apontar para a necessidade de se criar um debate social e político que construa um novo consenso previdenciário, capaz de proporcionar o equilíbrio de encargos e benefícios entre as gerações atuais e futuras.
Rangel alerta ainda que as instituições previdenciárias, criadas para garantir segurança, estão elas mesmas sob risco, em função das pressões demográficas, da incompreensão da sociedade sobre os riscos existentes nos modelos previdenciários, além da disputa de poder peladefinição e atribuição de responsabilidades sob esses mesmos riscos.Expõe ainda a vulnerabilidade destas instituições no ambiente jurídico, tendo em vista a carência de pensadores e doutrinadores alinhados ao conceito de sustentabilidade previdenciária. Para o autor, enquanto a solidariedade é o motor da previdência, a sustentabilidade estabelece seus limites, afinal, “sem sustentabilidade não há previdência, mas imprevidência”.