Numa parceria entre a Associação dos Fundos de Pensão do Paraná - Previpar e a BM&FBOVESPA, foi realizado ontem, em Curitiba, um café da manhã para debater alguns temas de interesse das Fundações paranaenses. O evento, que contou com a participação de 45 pessoas entre técnicos e dirigentes do sistema de previdência complementar, teve como convidado o gerente da Diretoria de Desenvolvimento e Relação com Institucionais da BM&FBOVESPA, Emílio Otranto Neto, que abordou questões como ETFs (fundos de índices), BTCs (aluguel de ações) e derivativos.
Segundo Otranto Neto, "é fundamental estreitar o canal de comunicação com os fundos de pensão, especialmente diante da importância do segmento para impulsionar o desenvolvimento da economia brasileira, além de contribuir para o crescimento das empresas e a democratização de nossos mercados”. Afirmou ainda que eventos como esse são uma boa oportunidade tanto para apresentar os produtos oferecidos, como para identificar necessidades que possam vir a ser atendidas no futuro.

Para Silvio Rangel, diretor da FIBRA e da PREVIPAR, no momento que minguam as alternativas de baixo risco capazes de garantir a meta atuarial, é essencial que os fundos de pensão se aprofundem no entendimento dos produtos oferecidos pelo mercado, avaliando cada um pela aderência ou não à sua estratégia de investimentos. O que surpreendeu os organizadores do evento foi o interesse do público pelo tema. “Quando eu e José Gragnani, diretor de Desenvolvimento e Relação com Institucionais, conversamos pela primeira vez sobre a organização do evento, durante o 4° Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, não imaginávamos que a demanda por inscrições seria tão expressiva. Isto demonstra que os profissionais do sistema estão ávidos por especialização e comprometidos com a busca de soluções que estejam em sintonia com as necessidades e os desafios do segmento de previdência complementar”, concluiu Rangel.