Live RAI - Perguntas e Respostas

Pergunta:

5/27/2020 7:25 PM

Avaliar a possibilidade da FIBRA protagonizar uma iniciativa de integração junto a ITAIPU, AAFI e Sindicatos para apoiar a criação de um Centro de Convivência Social e de Qualidade de Vida, em Foz do Iguaçu, com o propósito de contribuir para a qualidade de vida dos Assistidos e aumentar a prática de medidas preventivas de combate às doenças, mitigando despesas com o PAMHO. Uma ponte intergeracional entre as ações que existem ou que os empregados da ITAIPU para gestão do conhecimento e dos que participam no então Programa REVIVER, no Programa de Reflexão da Aposentadoria (PRA), no Voluntariado e etc.; e, principalmente, nas ações de medicina preventiva.

 

Resposta: 

O PAMHO é um benefício oferecido diretamente pela Patrocinadora, seguindo normas da ANS. A qualidade do Plano de Saúde oferecido é o melhor exemplo da preocupação com a qualidade de vida daqueles que fizerem parte da história da Itaipu. A Patrocinadora informou que está avaliando ações que visam o bem-estar e qualidade de vida dos beneficiários do Plano de Saúde, incluindo a melhoria nos serviços de atendimento aos Assistidos. A Fibra apoia essa iniciativa.

 

 

Pergunta:

5/27/2020 7:48 PM

O Plano Família prevê alguma opção tipo "Prev Jovem", onde os saques podem ser realizados a partir de 18 anos de idade? Seria interessante essa opção para preparar uma renda para nossos filhos na fase da universidade.

 

Resposta: 

Sim, o Plano Família possibilita que seja feita uma poupança para Jovens, como explanado, não há a necessidade de aguardar a carência de 55 anos para que possam ser feitos saques. O Benefício Temporário e o Resgate Parcial poderão ser feitos a qualquer momento, permitindo que o participante possa fazer o melhor uso dos recursos acumulados.

 

 

Pergunta:

5/27/2020 7:52 PM

1. Com o reconhecimento a gestão no que se refere a redução de despesas como um todo, em 2019, um valor a menor de 3.2% em relação a 2018. Entretanto, observou-se uma variação de 99%, no aumento da rubrica "Demais Prestações de Serviços", de R$ 311.508 em 2018; para R$ 620,045 em 2019, poderia informar o detalhamento desse aumento?

 

Resposta: 

Cabe destacar que neste exercício (2019), houve alteração de layout quanto ao quadro de despesas Administrativas para atendimento da Resolução CNPC nº 32, a fim de demonstrar com mais transparências as despesas aos participantes.

Com relação ao acréscimo da Rubrica “Demais Prestações de Serviços” a variação constatada se deve as seguintes despesas:

Pesquisa de Clima dos Funcionários e criação de Metodologia de Avaliação de Competências; Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho, antes realizado pelo serviço médico da Itaipu; Terceirização Folha Pagamento (pagamento de ano cheio, pois em 2018 apenas foi realizado o pagamento de parte da implantação); Apoio na Revisão de Normativos da FIBRA; Estudo de Viabilidade que subsidiou a decisão do Conselho Deliberativo sobre mudança para Foz do Iguaçu.

 

 

Pergunta:

5/27/2020 7:55 PM

2. Considerando a pandemia e as diferentes experiências digitais e de home-office que foram adquiridas para se adaptar a esse momento crítico, pergunto se isso poderá ser suscetível de avaliação pela Diretoria da FIBRA e do respectivo Conselho Deliberativo, de forma a redundar ajustes no cronograma de transferência de todas as operações da FIBRA para Foz do Iguaçu em 31/12/20?

 

Resposta: 

A Diretoria da Fibra, com o acompanhamento do Conselho Deliberativo, está executando um projeto que engloba várias ações estruturantes para que seja realizada a transferência das operações da Fibra até 31/12/2020 para Foz do Iguaçu. Até o momento não foi identificada nenhuma necessidade de reavaliação do cronograma acordado com o Conselho Deliberativo e com os empregados da Fundação, cabe ressaltar que a data acordada considerou as expectativas do próprio quadro funcional.

 

 

Pergunta

5/27/2020 8:01 PM

Sugestão, avaliar a possibilidade da FIBRA protagonizar uma inciativa de integração junto a ITAIPU, Associações e Sindicados para apoiar a criação de um Centro de Convivência Social, Gestão do Conhecimento e de Qualidade de Vida, em especial em Foz do Iguaçu, sem excluir outras localidade, com o propósito de contribuir para a qualidade de vida dos Assistidos e aumentar a prática de medidas preventivas de combate às doenças, mitigando despesas com o PAMHO. Uma ponte intergeracional entre as ações que existem ou que os empregados da ITAIPU, participam no então Programa REVIVER, no Programa de Reflexão da Aposentadoria (PRA), no Voluntariado, na Gestão do Conhecimento e etc.; e, principalmente, nas ações de medidas preventivas de saúde.

 

Resposta: 

O PAMHO é um benefício oferecido diretamente pela Patrocinadora, seguindo normas da ANS. A qualidade do Plano de Saúde oferecido é o melhor exemplo da preocupação com a qualidade de vida daqueles que fizerem parte da história da Itaipu. A Patrocinadora informou que está avaliando ações que visam o bem-estar e qualidade de vida dos beneficiários do Plano de Saúde, incluindo a melhoria nos serviços de atendimento aos Assistidos. A Fibra apoia essa iniciativa.

 

 

Pergunta:

5/27/2020 8:05 PM

Que pena que não haverá tempo para responder as perguntas online. Estou esperando ansiosamente pela migração para o plano CD. Pago hoje um valor de joia exorbitante e com o plano CD isso deixa de ser necessário. Obrigado pela atenção.

 

Resposta: 

Os estudos para o saldamento do plano BD e a criação de um novo plano CD estão sendo conduzidos pela patrocinadora, a Fibra participa fornecendo informações. 

 

 

Pergunta:

5/27/2020 8:07 PM

Em que rubrica se encontra contabilizado o saldo credor a receber dos contratos firmados com a patrocinadora Itaipu, no valor de aproximadamente R$ 570 milhões?

 

Resposta: 

Os valores contabilizados a título dos contratos firmados com a Patrocinadora constam da Rubrica Gestão Previdencial, no Ativo Realizável. Maiores esclarecimentos sobre os citados contratos podem ser encontrados na Nota Explicativa 12 – Outras contratações com o patrocinador Itaipu, no anexo do RAI.

 

 

Pergunta:

5/27/2020 8:08 PM

O déficit atuarial de US$ 135 milhões demonstrado no balanço da Itaipu, como esse valor se transforma em crédito no ativo da Fibra?

 

Resposta: 

O déficit atuarial demonstrado no Balanço da Patrocinadora se trata do Provisionamento do Benefício Pós-Emprego, calculado com base na Norma Internacional de Contabilidade – NIC 19, visto a Natureza Jurídica da patrocinadora Itaipu. Não sendo considerado um valor a crédito da Fibra.

O resultado contábil da Fundação apresentado em nossas Demonstrações Contábeis foi apurado de acordo as práticas contábeis adotadas no Brasil e aplicáveis as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, em especial as Resoluções 20 e 29 do CNPC-Conselho Nacional de Previdência Complementar.

 

 

Pergunta:

5/27/2020 8:10 PM

O que será feito com o prédio da FIBRA em Curitiba?

 

Resposta: 

O Edifício Parigot de Souza, assim como todo a carteira imobiliária da Fibra deve seguir o que determina o § 5º do Art. 37 da Resolução CMN 4661/2018 de 29/05/2018, a saber: Em até doze anos, a contar da entrada em vigor desta Resolução, as EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar) deverão alienar o estoque de imóveis e terrenos pertencentes à sua carteira própria ou constituir FII (Fundo de Investimento Imobiliário) para abriga-los. Tanto o Edifício Parigot de Souza quanto os andares que a Fibra possui no Edifício Comercial Itália (CCI) são objeto constante de avaliação de alternativas que busquem garantir rentabilidade para a carteira de investimentos, como todas as demais classes de ativos nos quais a Fibra investe.