Isolamento para aposentados

Para quem é aposentado, esse período de quarentena pode ser ainda mais difícil, já que não haverá home office para ocupar boa parte do tempo. Além disso, quando se está aposentado, viagens, passeios e encontros com familiares e amigos são a melhor forma de aproveitar o tempo disponível e o dinheiro ganho durante os anos de trabalho.

Pensando nisso, nós da Fibra reunimos algumas recomendações de como você pode usar seu tempo, durante essa quarentena, de forma a cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Confira!

 

Use a tecnologia para conversar com quem está longe

Uma das principais dificuldades desse período é ficar longe de quem se ama, especialmente para aqueles que moram sozinhos. Para amenizar um pouco a saudade e manter contato com quem você gosta, ainda que de longe, você pode usar aplicativos como o Hangouts, o WhatsApp ou o Skype. Todo eles têm a opção de chamada de vídeo. 

Para utilizar o Hangouts, é necessário apenas ter uma conta de e-mail do Gmail. Aqui você encontra um tutorial de como realizar chamadas de vídeo usando esse aplicativo. Você também pode baixar o aplicativo aqui.

Talvez você já use o WhatsApp, pois basta ter um smartphone com chip ativo e baixar o aplicativo – se você ainda não tem, pode baixar aqui. Para facilitar ainda mais sua vida, aqui tem uma explicação simples de como realizar chamadas de vídeo utilizando esse aplicativo. 

Outra opção para fazer chamadas de vídeos é o aplicativo Skype. Você pode fazer download dele aqui e, para acessar, é preciso criar um conta. Tem planos gratuitos e pagos, mas se a intenção for realizar chamadas online, não é necessário pagar. Aqui você encontra um tutorial de como usar essa ferramenta.

Aproveite a tecnologia disponível e fique em contato com as pessoas que você ama!

 

Use seu tempo também para se divertir, aprender, relaxar e refletir

Assistir ao noticiário todos os dias pode ser uma forma importante de manter-se informado sobre o que está acontecendo no país e no mundo, especialmente em um momento delicado e novo como o que estamos vivendo. No entanto, procure equilibrar o tempo de notícias com outros programas de TV e diferentes atividades, para que o excesso de informação não gere ainda mais ansiedade, medo e angústia. 

Para lidar com esses sentimentos, aliás, uma boa estratégia durante a quarentena é ter uma rotina. Procure manter os mesmos horários de acordar e dormir que já praticava antes, assim como seus horários de refeições e remédios, caso tome algum. É interessante também criar novos hábitos, especialmente se você tem o costume de sair de casa com frequência. 

Você pode substituir os passeios, então, por outras atividades, como assistir shows, filmes ou entrevistas, fazer cursos, aprender ou praticar um outro idioma, entre outras. 

Aqui na Fibra temos um portal de educação previdenciária, o Pé de Meia. Você já conhece? Nele estão disponibilizados diversos conteúdos de planejamento financeiro, saúde, previdência e muito mais. É uma excelente maneira de aprender e de se manter informado e atualizado nesse período de quarentena.

A Faber-Castell disponibilizou gratuitamente todos os seus cursos que acontecem online, em seu site. São diversas opções para você soltar a imaginação: narrativa, lettering, desenvolvimento de personagens, composição, desenho e muito mais.

Outra opção interessante é o Duolingo, uma maneira simples e divertida de praticar e aprender idiomas. Basta cadastrar-se com seu e-mail e pronto, o Duolingo vai salvando seu progresso e apresentando novos desafios. Também é possível baixar o aplicativo e usar o Duolingo onde quiser.

Se você é daquelas pessoas que adora aquelas revistinhas de palavras-cruzadas e caça-palavras, precisa conferir o site da Coquetel. É a empresa responsável pela edição de boa parte daquelas revistas e, para tornar tudo mais fácil nessa quarentena, já que não podemos ir até a banca, livraria ou mercado comprar uma revistinha nova, você pode fazer esses passatempos online. Aproveite!

Outra dica interessante é o canal do projeto Instrumental Sesc Brasil, que disponibiliza shows completos de artistas nacionais. O projeto já existe desde a década de 80 e foi adaptado para a TV na década de 90. Hoje está disponível pela internet e é uma ótima opção para conhecer novos músicos e ouvir música de qualidade.

Também recomendamos o canal do Sesc São Paulo no YouTube, que disponibiliza ótimas palestras e entrevistas sobre diversos temas, como alimentação, memória, arte e literatura, jornalismo, gestão cultural, esporte e lazer, além de documentários e podcasts sobre diferentes assuntos.  

Aproveite então essas dicas, cuide da sua saúde e do seu bem-estar e faça com que esse período de quarentena seja um momento de reflexão, relaxamento e aprendizagem. Fique próximo, ainda que distante, daqueles que você ama. E continue contando com a Fibra, pois seguimos cuidando de você!