Isolamento, home office e aprendizado

Nesse período de quarentena e isolamento social, muitas empresas criaram condições para que seus colaboradores trabalhem em casa, fazendo home office. Essa nova dinâmica certamente apresenta novos desafios e demanda atenção e cuidado para que tudo corra bem.

Pensando nisso e considerando todo o volume de informações já disponível na internet, elencamos aqui algumas dicas e orientações para que seu trabalho seja mais tranquilo e para que seu tempo em casa possa ser aproveitado da melhor forma possível. Confira!

 

Dicas para preparar e manter seu home office

Organize, na medida do possível, um espaço exclusivo de trabalho. Pode ser no quarto de hóspedes, na mesa da sala ou da copa, na escrivaninha do quarto. Ainda que você não disponha de um cômodo inteiro para converter em seu escritório, procure organizar uma mesa para trabalhar, com uma cadeira confortável e ergonômica. E deixe ao alcance das mãos tudo aquilo que é essencial para a realização do seu trabalho do dia a dia, prezando sempre pela organização e praticidade. 

Dentro do possível, procure manter sua rotina de trabalho. Coloque horários para acordar, tomar café, almoçar, fazer pausas e encerrar o expediente. Se você tiver essa possibilidade, procure entender seu próprio ritmo. Para isso, observe os momentos do dia em que você é mais produtivo e procure trabalhar mais nesses momentos. 

E nada de ficar trabalhando de pijama! Não precisa vestir um terno ou colocar um salto alto, mas é essencial trocar de roupa, ainda que você coloque uma confortável, para entender que não é mais hora de ficar sem fazer nada, nem de dormir. 

Mantenha contato ativo e constante com seus líderes e colegas de trabalho, e não apenas em momentos formais ou de reunião. Procure manter, ainda que distante, aquelas conversas que acontecem nas pausas, no caminho para o banheiro, na copa quando se está no escritório. 

 

Aproveite o momento para aprimorar seu currículo ou desenvolver novas habilidades!

Com o país inteiro em quarentena, diversas instituições liberaram cursos para serem feitos de forma gratuita. Tem cursos de todos os tipos, boa parte deles são gratuitos. Separamos aqui alguns para você:

  • Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liberou mais de 10 cursos online. São cursos em inglês, que abordam diferentes áreas, como literatura, bioquímica, estatística, linguagem de programação, saúde, entre outras. Alguns desses cursos oferecem certificação profissional.
  • Fundação Getúlio Vargas também disponibilizou mais de 50 cursos online gratuitos. São diversas áreas, tais como administração pública, direito, economia e finanças, educação e humanidades, gestão de pessoas, marketing e vendas, tecnologia, relações internacionais e muitas outras. 
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul também tem diversos cursos gratuitos e abertos sendo oferecidos nesse período de quarentena. Abrangem áreas como ambiente e saúde, gestão e negócios, ciências exatas e humanas, entre outras.
  • Sebrae, por sua vez, oferece cursos gratuitos de empreendedorismo, marketing digital, gestão financeira, entre outros. Além disso, disponibiliza também, em seu site, diversos jogos online relacionados a empreendedorismo – para se divertir um pouco e continuar aprendendo!
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing está oferecendo, durante o mês de abril, 13 cursos online e gratuitos. São cursos rápidos nas áreas de e-commerce, marketing digital, negociação e arbitragem, e muitas outras.  

Além disso, aqui na Fibra temos um portal de educação previdenciária, o Pé de Meia. Nele tem diversos conteúdos de planejamento financeiro, saúde, previdência e muito mais. Também é uma excelente maneira de aprender e de se manter informado e atualizado nesse período de quarentena.

 

Use a tecnologia a seu favor!

Como estamos em casa, a internet e as tecnologias certamente estão ganhando papeis ainda mais importantes em nosso dia a dia. Assim, utilize essas tecnologias não apenas para trabalhar ou se manter informado.

Você pode utilizar aplicativos como WhatsApp, Hangouts, Zoom ou Skype, por exemplo, para se comunicar com amigos e familiares, inclusive aqueles que você quase nunca vê por morarem em outra cidade. Use a internet para fazer chamadas de vídeo e se aproximar das pessoas. 

Você também pode aproveitar seu tempo e a internet para assistir vídeos que tragam reflexões tanto sobre o contexto atual quanto sobre a vida, relacionamentos, carreira, propósito e outros temas.