Cultura no isolamento

Você já visitou os museus da sua cidade? E os de outras cidades do país e do mundo? Já leu seus livros em versão e-book? Já assistiu aos shows de seus artistas favoritos? Por mais estranho que pareça, esse momento de isolamento social pode ser perfeito para você aproveitar para fazer tudo isso – e sem sair de casa. Reunimos aqui algumas dicas culturais para você aproveitar durante a quarentena. Confira!

 

Visite museus e veja inúmeras obras de arte sem sair de casa

Mesmo antes da crise causada pelo novo coronavírus, diversos museus do mundo inteiro já haviam disponibilizado um passeio virtual por seus corredores. Nessa publicação da revista Fhox, há uma lista de museus estrangeiros que disponibilizam esse tipo de passeio – entre eles estão museus como Louvre, Prado, The Met e Museus Vaticanos. Vale a pena conferir. 

Outra dica interessante pra quem quer um pouco mais de arte nessa quarentena é o Google Arts & Culture, uma plataforma que reúne visitas online a museus e lugares históricos e turísticos. Como se não bastasse, essa plataforma ainda disponibiliza obras de arte de diferentes artistas de todo o mundo e permite conhecer e observar quadros, esculturas e demais obras selecionadas.

Museu de Arte do Rio de Janeiro também está presente online e disponibiliza todo seu catálogo para apreciação. É possível observar as obras e ter acesso a informações detalhadas sobre cada uma das mais de 8 mil obras museológicas catalogadas.

 

Coloque a leitura em dia e ainda conheça novos escritores

Você provavelmente tem alguns livros aí na sua casa que comprou ou ganhou e nunca leu, certo? Pois a quarentena é um momento excelente para ler esses livros. E se você não se interessar por nenhum deles, a Amazon disponibilizou diversos ebooks de graça. É só entrar no site deles e baixar o ebook escolhido. É preciso ter um aplicativo leitor de ebooks, que você pode baixar aqui.

Indicamos, a seguir, alguns títulos muito interessantes para você procurar e ler nesse período:

  • Os sete hábitos das pessoas muito eficazes, de Stephen R. Covey;
  • Seja assertivo, de Vera Martins;
  • Geração de valor, de Flávio Augusto da Silva;
  • Em busca de sentido, de Viktor E. Frankl;
  • Por que fazemos o que fazemos, de Mario Sergio Cortella;
  • O jeito Harvard de ser feliz, de Shawn Achor;
  • O poder do hábito, de Charles Duhigg.

E se você quiser conhecer novos textos e poemas, o projeto Sacadas Literárias reúne vídeos de pessoas lendo textos em suas sacadas e varandas. É bastante interessante ver pessoas do mundo inteiro compartilhando textos e sentimentos.

 

Ouça músicas, veja shows e se emocione com a arte em ritmo

A rede Global Citizen, que promove ações pelo mundo para ajudar a diminuir a extrema pobreza em diversos países, criou o movimento “Together at home”. Esse movimento tem um canal no YouTube em que diversos artistas que se apresentariam ou já se apresentaram nos festivais promovidos pela rede fazem performances em suas próprias casas. São diversos artistas, como Gloria Gaynor, James Bay, Ziggy Marley, Jack Johnson, John Legend e muitos outros. 

Se você gosta de um bom concerto de orquestra, o canal da Orquestra Petrobras Sinfônica é o lugar certo para você. Nele estão disponibilizadas diversas execuções da orquestra, em vídeos curtos para você escolher. Também a Orquestra Sinfônica de Londres disponibiliza espetáculos em seu canal no YouTube, sempre às quintas-feiras e aos domingos.

 

A sétima arte também pode ser apreciada de casa!

Um dos passeios mais comuns em tempos normais pode ser uma ida ao cinema, não é? Mas em tempos de quarentena, é possível levar os filmes para dentro de casa. Para isso, diversos canais e plataformas liberaram conteúdo por período determinado durante o isolamento.

Para quem já tem TV por assinatura, o Telecine liberou seis canais com programação de filmes para usuários de todas as operadoras. Para novos usuários, também está disponível o serviço de streaming da Telecine, por 30 dias

Sesctv também disponibiliza programas, séries e documentários para serem assistidos online. São diversos temas abordados de diferentes pontos de vista por artistas nacionais. 

Opções culturais para aproveitar na quarentena não faltam, não é mesmo. Então fique em casa e curta tudo o que puder!