Nos dias 08 e 09 de julho, o Conselho Deliberativo aprovou a alteração do Estatuto da Fibra. A principal modificação foi a inclusão da figura do Instituidor, que permitirá que a Fundação ofereça plano de previdência aos familiares dos nossos participantes.

A proposta de alteração do Estatuto também trata da revisão da estrutura organizacional da Fibra. A atual Diretoria de Administração e Processos será renomeada para Diretoria Financeira e concentrará todos as atividades econômicas, financeiras, contábeis e de investimentos. A Superintendência continuará responsável pela gestão de riscos, controles internos, compliance, além das atividades de gestão interna da Fundação. A Diretoria de Seguridade permanecerá responsável pela gestão do plano de benefícios e do relacionamento com os participantes.

Esta proposta, bem como outras agregadas ao Estatuto, tem por objetivo aprimorar a governança da entidade, segregando gestão de risco da área de gestão de recursos, observando as determinações e melhores práticas da Previc. A proposta será submetida para apreciação da Diretoria Executiva da ITAIPU e, então, ao Conselho de Administração da patrocinadora. Por fim, a proposta será encaminhada à Previc.

Além deste ponto, o Conselho Deliberativo definiu as premissas para realização de estudos sobre os impactos da migração do escritório de Curitiba da ITAIPU para Foz do Iguaçu. A Fibra já iniciou os procedimentos para contratação dos estudos técnicos necessários e permanecerá informando os participantes sobre o andamento dos trabalhos.