Meu maior sonho sempre foi constituir uma família e ter condições de dar a ela uma vida confortável. Eu vivo meu sonho diariamente, sempre buscando melhorar no que for possível, aprendendo com os erros (que não são poucos), para ser exemplo ao meu filho, como meus pais foram para mim. A declaração é de Alexsandro Holdefer, que busca viver esses princípios em todas as circunstâncias de sua vida.

Filho de pais agricultores, Alexsandro nasceu em Medianeira, mas quando tinha uns dois anos a família mudou-se para Foz do Iguaçu. Como morava no sítio, desde pequeno pegava ônibus para ir à escola, e era longe. Quando entrou na faculdade, mesma coisa. “Até o terceiro ano eram três horas e meia de viagem diariamente, pegava um ônibus até o centro da cidade e outro até a faculdade. Foi sofrido”, diz ele, que cursou Administração de Empresas na Unioeste, e no final do ano passado concluiu o MBA em Gestão Pública pela Unipar.

Na luta por seus ideais, Alexsandro também se dedicou ao trabalho. Além de ajudar os pais, aos 19 anos começou a trabalhar no Banco Santander (2011 a 2014), e depois na Unila (2014 a 2018).

Oportunidade

Foi quando ele estava na Unila que surgiu o processo seletivo da Itaipu. “Joguei-me de corpo e alma nessa oportunidade, estudei muito, foram quase 60 dias de preparação. Passei em quarto lugar no concurso e fui convocado em junho de 2018, para o cargo de Administrador”, conta Alex. Assim ele cumpriu mais uma meta em sua vida, criada lá em 2011 quando foi estagiário no Almoxarifado da empresa. “Eu já tinha gostado daqui, só saí porque fui trabalhar no banco, mas sempre nutri pensamentos de voltar com o “crachá vermelho”. “Acreditei e aqui estou”.

Para Alex, acreditar e se dedicar naquilo que quer é a grande chave. Apesar de ser de origem humilde, tanto ele como o irmão estudaram em colégio público, o fato de morar no sítio ou não ter nascido em “berço de ouro” não define o futuro de ninguém. “Hoje temos acesso à informação, é só procurar, ter a meta, se preparar, e é claro, se dedicar sempre, porque manter é mais complicado que conquistar”, diz ele.

Vida boa

Segundo Alex, para os moradores de Foz do Iguaçu Itaipu é quase uma “lenda”, tanto pelos benefícios e como pela boa remuneração. “O povo acha que quem trabalha aqui é muito rico, e a fama da Fibra não é diferente. Assim que fui contratado e conheci as vantagens do plano da Fundação, nem pensei para fazer a adesão”.

Realização

O grande sonho de Alex foi realizado em junho de 2014, quando se casou com Luana Santana Butenas Holdefer, matrimônio coroado em 2016 com a chegada de Miguel. O casal agora está se estruturando à nova rotina. Venderam a empresa de decoração de festa infantil, pois Alex não tem mais como se dedicar nessa função, e Luana resolveu estudar, mas ele garante que a família vai crescer.