Os dados da Pesquisa revelam o nível de satisfação, considerando uma amstra de 20% dos Participantes ativos e assistidos entrevistados.

Validada pelos Participantes, a Pesquisa é concebida pela Fibra como docu-mento importante no direcionamento de sua gestão, “pois vamos utilizar as informações aqui coletadas como um dos insumos para o Planejamento Estratégico de 2017. A pesquisa também se sustenta na nossa intenção de estar sempre próximos dos Participantes para poder atender de forma mais eficiente as suas necessidades”, comentou o diretor de Seguridade da Fibra, Florício Medeiros da Costa.


APROVAÇÃO
A nota média geral da Fibra foi 8,9. 10,88% dos Participantes consultados apresentaram alguma crítica, divididas em quatro quesitos: Gestão, Relacionamento, Serviços e Comunicação, porém, 89,12% dos entrevistados não apresentaram crítica, e ao definir a Fibra em apenas uma palavra, 95,69% dos Participantes usaram palavras assertivas: Segurança (36,58%), Confiabilidade (11,98%) e Futuro (5,27%). Apenas 2,56% usaram os termos Insegurança, Preocupação, Dúvida e Incerteza.


SERVIÇOS PRESTADOS
A primeira pergunta direcionada aos assistidos teve como objetivo avaliar sua percepção de segurança em relação à suplementação de aposentadoria/pensão. 90,59% responderam se sentir seguros e 1,05% disse não estar seguro, em função “instabilidade do governo”. Esta mesma pergunta foi direcionada aos ativos, apenas  substituindo a palavra segurança por confiança. Neste público o índice foi de 86,14%, e 0,29% respondeu não estar seguro, mas não justificou seu sentimento. Porém, quando questionados sobre a influência da conjuntura econômica para os fundos de pensão, 14,38% dos entrevistados informaram que veem como positiva e 64,38% veem como negativa. Apenas 3,19% disseram não ter influência alguma.


TRANSPARÊNCIA
93,93% dos Participantes estão “muito satisfeito” ou “satisfeito” com a transparência das informações prestadas pela Fibra. Os “insatisfeitos” apresentaram como justificativa “Linguagem muito complexa com detalhes muito técnicos”.


 INVESTIMENTOS
Em relação a atual administração dos investimentos, entre os que opinaram, 92,45% responderam que está “bem administrado”. Essa percepção apresentou maior índice por parte dos ativos, atingindo 94,00%.


COMUNICAÇÃO
Sobre os canais de comunicação da Fibra com os Participantes, os três mais votados foram: pessoalmente (38,66%), 0800 (32,11%) e internet (16,29%). Tanto ativos como aposentados preferem o atendimento pessoal, somente os pensionistas optaram pelo contato telefônico. Mas o mais impor-tante é que de forma geral praticamente todos os entrevistados (97,76%) gostam dos meios de comunicação da Fibra, sendo que mais de 50% deles considera ótimo.


Já em relação ao fornecimento de informações aos Participantes, 93,45% dos entrevistados, em especial os ativos, disseram ser eficiente. Os veículos mais votados foram o jornal Fibra Notícias e o site, eleitos por mais de 50% dos entrevistados. Os ativos preferem o site e os assistidos o Fibra Notícias. Eles também acham (93,45%), que esses canais são suficientes para sanar suas dúvidas.

Sobre a pesquisa
• É realizada há 16 anos pela Fibra;

• É aplicada a cada ano em uma amostra aleatória de 20% dos Participantes;

• Além de perguntar sobre canais de comunicação, questiona a satisfação dos Participantes em relação a aspectos como Confiança, Transparência, Investimentos, Atendimento e outros;

• Direcionamentos e alguns dos serviços que hoje são oferecidos pela Fibra surgiram após a pesquisa, entre eles o canal de comunicação via SMS, o Perfil de Comunicação Eletrônica e o Aplicativo para smartphone.