De acordo com os especialistas, até o momento, comunicação eficaz se dá em diferentes meios, é segmentada e simples, e tem como objetivo principal o engajamento do individuo. A regra também é clara ao preconizar que a comunicação em papel deve ser enriquecida por novas tecnologias, como mensagens de texto, vídeos e o uso da internet. A Fibra está fazendo isso!

Seguindo à risca sua meta, proposta em janeiro, de aprimoramento da comunicação dentro da sua Política de Relacionamento com os Participantes, neste ano a Fibra ampliou e melhorou seus canais de comunicação. A última novidade, lançada no dia 26 de setembro, foi a TV Fibra, que estreou com a apresentação dos resultados dos investimen-tos da Fundação até julho.

Como parte do Projeto de Comunicação Corporativa, a TV interage com os demais programas da instituição – Portal Pé de Meia, aplicativo para smartphone, Jornal Fibra Notícias, Fibra Notícias eletrônico, site, e-mails dirigidos, 0800 e contatos pessoais – formando uma grande rede. Dessa maneira a Fibra integra seus sistemas de comunicação, atinge grupos específicos (ativos e assistidos), sem perder o foco de melhorar cada vez mais seu diálogo com os Participantes.

INVESTINDO EM QUALIDADE
Todos os veículos de comunicação da Fibra ganharam qualidade e inovação ao longo dos anos, mas foi em 2016 que eles sofreram grande incremento. O Fibra Notícias foi totalmente repaginado, tanto no layout quanto no conteúdo, e ganhou nova versão para internet e celular. Além da versão em PDF, o Participante tem a opção de acessar o conteúdo do jornal no formato adequado ao tamanho de tela que preferir.

Também lançado em setembro, o novo Programa de Educação Financeira (agora Pé de Meia), foi totalmente remodelado. Acessado a partir do site da Fundação, o programa tem por objetivo informar, instruir e orientar os Participantes nas tomadas de decisões em relação ao seu dinheiro. Estão disponíveis no portal, textos informativos sobre finanças e previdência, testes, vídeos, podcasts, simuladores e outros. Esta nova versão trás muito mais conteúdo e de forma mais dinâmica.

SIMPLICIDADE
“Nosso objetivo é dar a cada veículo de comunicação a linguagem mais adequada, e com clareza”, diz Florício Medeiros da Costa, diretor de Seguridade. Essa não é uma tarefa fácil. Primeiro porque o tema previdência é complexo, envolve diversos fatores a serem analisados. Segundo, porque a comunicação pressupõe uma linguagem clara, simples e de fácil compreensão por todos. “Esse é o nosso desafio diário”, comenta Florício.

Desafio da Fibra e praticamente de todas as instituições, já que comunicação é uma busca constante de aperfeiçoamento, adaptação às novas tecnologias e melhoria nas relações com o seu público alvo.