Escolhas financeiras têm impacto direto em sua aposentadoria

No adianta negar. Suas escolhas financeiras hoje terão impacto direto no seu futuro. Ter dinheiro para desfrutar do seu pós-carreira está diretamente ligado às decisões financeiras tomadas ao longo da vida.

Por isso, qualquer manual ou cartilha de educação financeira o aconselhará a começar uma reserva financeira o quanto antes, fazer bons investimentos, etc. Muita gente erra nas escolhas e acaba tendo que trabalhar por mais tempo.

Disciplina e persistência são elementos importantes. Ninguém além de você mesmo pode fazer isto. Para os mais jovens, a aposentadoria pode parecer tão distante que fica difícil priorizar suas reservas para o futuro – o que acaba comprometendo seu planejamento financeiro e exigirá esforços maiores com o passar do tempo.

Outro erro comum é adiar o início de uma poupança pós-carreira imaginando que, no futuro, terá mais recursos e poderá investir o suficiente para compensar o tempo perdido.

Quem tem dificuldades para poupar, deve buscar alternativas. Você pode autorizar seu banco a fazer aplicações automáticas: o dinheiro é retirado da sua conta mensalmente e direcionado ao investimento escolhido. Outra opção é aproveitar o plano de previdência complementar de sua empresa ou entidade de classe. Quem deixa para poupar depois de pagar as contas corre o risco de nunca conseguir guardar dinheiro. Fica a dica!