Quem lida melhor com o dinheiro? Os homens ou as mulheres? Será que elas são as que mais gastam? As mulheres têm uma frequência de compras muito maior, no entanto, de menor valor. Segundo especialistas em educação financeira, as mulheres são os melhores negociadores quando saem às compras e se arriscam menos na hora de investir.
 
Elas se preocupam mais com os descontos e as facilidades nas formas de pagamento. Boa parte dos investimentos são para a casa, os filhos ou presentear alguém, ou seja, são cuidados que elas assumem, mas que fazem parte do planejamento da família.
 
O planejamento ajuda as mulheres a entenderem melhor a sua situação financeira, assim como auxilia mudança de alguns hábitos que prejudicam a saúde financeira, como o consumo por impulso e não por necessidade.
 
REVER HÁBITOS
Uma das principais vantagens do planejamento é que ele proporciona o direito de sonhar. Quando uma planilha é elaborada com o dinheiro que entra e o que 
sai, entendemos melhor a nossa situação financeira e conseguimos avaliar o esforço necessário à realização do sonho. Além disso, o planejamento, assim como uma dieta, ajuda a rever hábitos, trazendo a motivação necessária para começar a poupar.
 
Para as que ainda não começaram a investir, o primeiro passo é dedicar tempo às finanças para traçar sua própria estratégia. Além disso, é necessária a busca pelas informações a respeito do planejamento financeiro, dessa forma se sentirá mais segura.