Contribuição

PARTICIPANTE ATIVO
O valor sobre o qual é calculada a contribuição normal mensal dos participantes para o plano de benefícios denomina-se Salário Real de Contribuição – SRC.
Para o participante que está em atividade, a contribuição prevista no Regulamento do Plano de Benefícios é calculada cumulativamente, com a aplicação de índices que podem variar ao longo do tempo.

PARTICIPANTE ASSISTIDO
O participante que percebe suplementação de aposentadoria contribui mensalmente com um percentual dessa suplementação, inclusive sobre o abono anual.

AUTOPATROCINADOS
Os participantes do plano podem realizar seu autopatrocínio em função da suspensão ou rescisão de seu contrato de trabalho, bem como por perda parcial de remuneração.

PATROCINADORES
Os patrocinadores - Itaipu e Fibra - contribuem mensalmente com o objetivo de dar cobertura aos custos previstos no plano de benefícios, conforme estipulado no plano de custeio, documento que a cada ano é atuarialmente revisto.